quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Armas ilegais

Observatório estima que haja mais armas ilegais do que apreendidas

Ninguém sabe ao certo quantas armas ilegais existem em Portugal, apenas que ascendem às centenas de milhar. De acordo com um documento publicado pelo Observatório Permanente sobre a Produção, o Comércio e a Proliferação de Armas Ligeiras (OPPCPAL), publicado no final do ano passado, apesar de não haver estatísticas fiáveis, o seu número pode ultrapassar as 700 mil, quantidade idêntica ao das apreendidas legalmente.

Nos últimos seis anos, só a PSP apreendeu cerca de 16 mil armas ilegais, ou seja, uma média de sete por dia. Número que sobe para nove se tivermos em conta as apreendidas pelas outras forças de segurança, apurou o DN junto de fonte daquela corporação.

Aliás, 2006 foi um ano recorde em matéria de apreensões. Entre ilegais e legais, chegaram ao departamento de armas e explosivos da PSP mais de dez mil, muitas entregues voluntariamente como resultado da campanha lançada pelo Ministério da Administração Interna que teve por objectivo levar os cidadãos a entregar ou a registar as armas em seu poder, sem qualquer consequência penal. "Foram entregues muitas, apreendemos bastantes, mas sabemos que muitas outras andam por aí", disse fonte da PSP.

Segundo o OPPCPAL, há a "percepção de que o aumento da criminalidade está associado à proliferação de armas ligeiras, reflectindo o aumento do mercado de armas ilícitas". Este "é alimentado por fontes internas [adaptação de modelos em caçadeiras de canos serrados ou pistolas de alarme transformadas], que constituem 60% a 80% do seu número", ou "por fontes externas. Por outro lado, "está a registar-se uma tendência para o aparecimento de armas de maior calibre chegando, mesmo, ao calibre das armas de guerra e de armas automáticas".

As razões para existência deste mercado paralelo são, sobretudo, económicas. O valor de armas transformadas pode ultrapassar o dobro do praticado no mercado legal, sendo que metade é, normalmente, para o transformador. O Norte do País e as zonas limítrofes de Lisboa são os locais onde a transformação terá maior incidência. Tal como a venda, que ocorre sobretudo no Porto e na capital.





quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Hi5

Hi5:)

O Hi5 é uma rede social virtual que até 2008, é dos 20 sites mais visitados na Internet. A empresa foi fundada em 2003 por Ramu  Yalamanchi ,  que é actualmente o director. O Hi5 afirma que tem 60 milhões de membros activos, destes 4,2 milhões em Madagáscar.


No Hi5, os utilizadores criam uma página pessoal para mostrar os seus interesses, idade e local de habitação (se acharem bem), bem como carregar imagens onde outros utilizadores podem comentá-las. O site também disponibiliza a possibilidade de criar álbuns de fotografia bem como instalar um leitor multimédia para reproduzir as suas canções favoritas. Os utilizadores podem enviar entre si pedidos de amizades, podendo aceitar e rejeitar os que receberem, e também  bloquear directamente os utilizadores.

O Hi5 possui o sistema de grupos em que um utilizador pode aderir a um determinado grupo consoante os interesses desse mesmo grupo.
O Hi5 foi considerado o site mais visitado pelos portugueses em 2007, segundo o site de ranking mundial alexa.com

Facebook

Facebook e uma rede social lançado a 4 de Fevereiro de 2004Foi fundado por Mark E Eduardo Saverin, ex-estudantes de Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia (MIT), à Universidade de Bóston ao Bóston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Em 27 de Fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundários e algumas empresas. Desde 11 de Setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica
O website possui mais de 500 milhões de usuários activos a posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa subiu do 60º lugar para 7º lugar.  É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana, ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr.
No "Ad Planer Top 1000 Sites", que registra os sites mais visitados do mundo, através do mecanismo de busca do Google, divulgado em Junho de 2010, o Facebook aparece como 1º colocado, com 540 milhões de visitas e um alcance global de 35% registrados no mês de Abril.
Actualmente, o perfil mais seguido no Facebook é o do astro do pop Lady Gaga com 26.848.116 de pessoas


2005
Em maio de 2005, o Facebook recebeu 12,8 milhões de dólares de capital da Accel Partners. Em 23 de agosto de 2005, o Facebook compra o domínio facebook.com da Aboutface por $200,000 e descarta definitivamente o "The" de seu nome. A esta data, o Facebook foi "repaginado" recebendo uma atualização que, segundo Mark, deixou mais amigável aos usuários. Também neste mês, Andrew McCollum retornou a Harvard, mas continuou atuando como consultor e retornando ao trabalho em equipe durante os verões. Como antes, Chris Hughes permaneceu em Cambridge, enquanto exercia sua função como representante da empresa. Então, em 2 de setembro, Mark Zuckerberg lançou a interação do Facebook com o ensino secundário. Embora inicialmente definido para separar as "comunidades" para que os usuários precisassem ser convidados para participar, dentro de 15 dias as redes escolares não mais exigiam uma senha para acessar (embora o cadastro no Facebook ainda exigisse). Em outubro, a expansão começou a atingir universidades de pequeno porte e instituições de ensino pós-secundário (junior colleges) nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, além de ter expandido a vinte e uma universidades no Reino Unido, ao Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey no México, a Universidade de Porto Rico em Porto Rico e toda a Universidade das Ilhas Virgens nas Ilhas Virgens Americanas. Em 11 de dezembro de 2005, universidades da Austrália e Nova Zelândia aderiram ao Facebook, elevando sua dimensão para mais de 2 mil colégios e mais de 25 mil universidades em todo o Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.


 2006

Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a permitir que estudantes secundaristas adicionassem estudantes universitários a pedido dos usuários. Um mês depois, em 28 de março, a revista BusinessWeek noticia que uma potencial aquisição estava em negociação. O Facebook declaradamente recusou uma oferta de $750 milhões, e estimou seu preço em $2 bilhões. Em abril, Peter Thiel, Greylock Partners e Meritech Capital Partners investiram um adicional de $25 milhões no site. Em maio, a rede do Facebook se expandiu à Índia, no Indian Institutes of Technology (IITs) e no Indian Institutes of Management (IIM). No mês seguinte, o Facebook ameaçou pedir até $100,000 ao Quizsender.com por violação de copyright por copiar "visual e sensação" do Facebook. Em 25 de junho, novos recursos foram adicionados ao site para potencialmente atrair receitas adicionais. Foi feita uma promoção em parceria com a iTunes Store onde membros da Apple Students iriam receber gratuitamente 25 sons de amostra em vários gêneros musicais por semana até 30 de setembro. A promoção propunha deixar os estudantes mais entusiasmados e familiarizados com os serviços. Em meados de agosto, o Facebook adicionou universidades na Alemanha e colégios em Israel à sua rede. Em 22 de agosto o Facebook introduz o Facebook Notes, um recurso de blog com sistema de tags, imagens embutidas, entre outros recursos também permitindo a importação dos serviços de blogs Blogger, Xanga e LiveJournal. Este recurso ganhou posteriormente a possibilidade de comentar os posts comum nos sistemas "concorrentes". Em 11 de setembro o Facebook foi aberto para cadastro para todo o público.

 2007

Em 10 de maio de 2007, o Facebook anuncia um plano para adicionar classificados grátis em seu website. Este recurso ganhou vida em 14 de maio e foi chamado Facebook Marketplace. Também em maio, o Facebook lança sua API, chamada Facebook Plataform, para desenvolvimento de aplicações para serem usadas no site. Em junho, a parceria com a iTunes Store foi continuada oferecendo amostras de músicas grátis para o grupo Apple Students. Em julho o Facebook anuncia sua primeira aquisição: Parakey, Inc, de Blake Ross e Joe Hewitt. Em agosto, a companhia foi capa da edição especial anual "College" da Newsweek. Em 25 de setembro surge um rumor de que a Microsoft teria interesse em comprar parte do Facebook; rumor este confirmado um mês depois com a compra de 1.6% do Facebook por $240 milhões. Uma venda completa do Facebook é no momento, improvável, diz Mark Zuckerberg. Em 7 de novembro de 2007, o Facebook anuncia o Facebook Ads, uma iniciativa de marketing que inclui um sistema de sites parceiros para permitir aos usuários compartilhar informações sobre suas atividades neles com amigos no Facebook (Facebook Beacon); a possibilidade de empresas hospedarem páginas no Facebook de várias marcas, produtos e serviços (Facebook Pages); um sistema de veiculação de anúncios baseado no perfil do usuário e de seus amigos e em dados de atividade (Facebook Social Ads); e um serviço de fornecimento de publicidade com empresas fornecendo dados analíticos incluindo métricas de desempenho (Facebook Insights). No que diz respeito à privacidade, o Facebook afirma que "nenhuma informação pessoal identificável é partilhada com o anunciante ao criar a Social Ad" e que "usuários do Facebook apenas verão os Social Ads à medida que os amigos compartilharem informações com eles". O Facebook Ads substitui o programa anterior Facebook Flyers Em 30 de novembro de 2007 o bilionário chinês Li Ka-Shing investe $60 milhões no Facebook.





Estatísticas
Estatísticas do Facebook em dezembro de 2010
Usuários ativosMais de 500 milhões
Média de amigos por usuário130 pessoas
Média de uso por mês700 minutos por usuário
BuscasMais de 500 milhões por mês
Maiores países Estados Unidos
 Reino Unido
 Índia
 Turquia
 França
 Itália
 Canadá
Filipinas
 Espanha
 México
150 milhões de usuários ativosque acessam o facebook de dispositivos movéis
30 milhões de conteúdos compartilhadosWeb links, fotos, posts, notas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Orkut

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.


O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008. Na Índia é o segundo mais visitado.


A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais.

Os principais concorrentes do Orkut são o Facebook, o Twitter e o MySpace
Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).

 

Desenvolvimento

2004
2005
2008
  • 1 de abril: O orkut altera temporariamente seu logotipo em consequência do Dia da mentira. A marca traz a palavra "yogurt", um jogo de letras com o nome da rede.
  • 7 de agosto: O Google anuncia que o Google Brasil passa a ter o controle mundial do Orkut, dividindo a responsabilidade com os indianos. Mas o Google Brasil vai ter a palavra final em qualquer mudança ou melhoramento no site, e também que segundo o Ibope os brasileiros já chegam a 40 milhões de cadastros.
  • 20 de dezembro: O Orkut implementa sugestões de amigos na página inicial, onde amigos de amigos seus poderão ser seus também, por fim adicionando-os à sua lista.
  • 30 de dezembro: Um tema de Ano Novo é habilitado.

Usuários


Ranking de usuários por países
Demografia do Orkut em 13 de abril de 2010
Flag of Brazil.svgBrasil
48.0%
Flag of India.svgÍndia
39.2%
Flag of the United States.svgEstados Unidos
2.2%
Flag of Japan.svgJapão
2.1%
Flag of Pakistan.svgPaquistão
1.0%
Outros
5.3%

Novo Orkut

Novo Orkut é o nome dado à nova versão do site de relacionamentos Orkut, do Google. A nova versão, com layout totalmente reformulado, foi lançada no dia 29 de Outubro de 2009, durante uma coletiva de imprensa.
Lançamento
Durante a coletiva de imprensa, foram apresentadas as novidades que a nova versão do Orkut traz, como o feed de notícias, um agrupamento de recados, atualizações do perfil e adição de amigos, tudo na página inicial. Também foi apresentado na coletiva, que seria retomado o antigo sistema de convites, como no começo do site. Lá, os participantes do Orkut recebiam convites para distribuí-los à amigos que não possuíam uma conta no site. Funciona do mesmo modo no Novo Orkut.